segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rocking and Rolling

Expressão que deu origem ao nome ao gênero de música que surgiu em 1940 o ROCK AND ROLL.
Rocking and rolling (balançar e rolar), conforme uma gíria laica negra que remete a dançar ou fazer sexo, apareceu em gravações pela primeira vez em 1922, na canção My Man Rocks Me Com Um Steady Roll, de Trixie Smith.
A combinação de diversos gêneros musicais (predominantemente afro-americanos) populares naquele momento. Estes incluíram o gospel] norte-americano, a folk music e o blues - em especial as formas elétricas desenvolvidas em Memphis, Chicago, Nova Orleans, Texas, Califórnia e outros lugares - à base de um boogie woogie tocado no piano e um jump blues que foram se tornando conhecidos coletivamente como rhythm and blues. Também neste caldeirão, adicionaram-se influências de country music e jazz.
Surgiu em uma época em que as tensões raciais nos Estados Unidos. As gravadoras logo compreenderam que havia mercado formado pelo público branco para a música negra que estava para além das fronteiras estilísticas do rhythm and blues. Mesmo o preconceito considerável e as barreiras raciais não podiam barrar as forças do mercado.

O rock and roll tornou-se um sucesso de um dia para outro nos EUA, fazendo ondulações do outro lado do Oceano Atlântico e, talvez, culminando em 1964 com a "Invasão Britânica". Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos mundialmente, que influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Além disso, o rock and roll pode ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis, porque tanto os jovens norte-americanos brancos como os negros adoravam o gênero, que ainda derivou muitos estilos musicais: progressivo, punk, heavy metal e alternativo são apenas alguns dos gêneros que surgiram na esteira diante do Rock and Roll.


domingo, 26 de junho de 2011

HARP ATTACK! O Melhor do Blues.




   Um álbum fántastico lançado em 1990 contento o melhor do blues, de arranjos musicais perfeitos e toda a maravilhosa interpretação de Junior Wells, James Cotton, Billy Branch e Bell Carey, quatro grandes nomes do blues de Chigado. O álbum tornou-se um dos melhores de vendas da gravadora Alligator Records. Para os amantes do Blues um prato cheio, vale à pena conferir.
01 – Down Home Blues
02 – Who
03 – Keep Your Hands Out Of My Pockets
04 – Little Car Blues
05 – My Eyes Keep Me In Trouble
06 – Broke And Hungry
07 – Hit Man
08 – Black Night (minha preferida)
09 – Somebody Changed The Lock
10 – Second Hand Man
11 – New Kid On The Block




quarta-feira, 22 de junho de 2011

Chess Records


Foi uma gravadora americana sediada em Chicago, Illinois. Era especializada em blues, rhythm and blues, gospel, início do rock and roll, e às vezes jazz.
Teve grandes nomes da música nos anos 50 como: Jimmy Rogers, John Lee Hooker,  Buddy Guy, Chuck Berry e Etta James;
Anos 60: Raynard MinerJackie RossLaura LeeLarry WilliamsJohnny "Guitar" WatsonJimmy McCracklinSlappy White, Ramsey Lewis
Sua história foi contada no filme biográfico Cadillac Records gravadora do executivo Leonard Chess. 
O filme explora a era musical desde o início dos anos 1940 para o final de 1960s.

Elenco

  • Adrien Brody como Leonard Chess
  • Beyoncé Knowles como Etta James
  • Jeffrey Wright como Muddy Waters
  • Mos Def como Chuck Berry
  • Cedric the Entertainer como Willie Dixon
  • Columbus Short como Little Walter
  • Eamonn Walker como Howlin' Wolf
  • Emmanuelle Chriqui como Revetta Chess
  • Gabrielle Union como Geneva Wade
  • Shiloh Fernandez como Phil Chess, Jay O. Sanders como Mr. Feder

A Fraude de Millie Vanille


   Em 1988 os irmãos Morvan e Pilatus até então modelos e foram convidados por Frank Farian para serem dublês do álbum All or Nothing, que tinha nos vocais Farian, Charles Shaw, John Davis, Brad Howell e as irmãs gêmeas Jodie e Linda Rocco. Porém, tudo foi mantido em segredo, até que suspeitas começaram a surgir sobre a veracidade da dupla. Em uma apresentação No Lake Compounce o cassete que continha a música "Girl You Know It's...", emperrou para o desespero do Duo. As suspeitas aumentaram com a declaração do rapper Charles Shaw, que a dupla tinha cantando se quer uma música do álbum, após isso ele recebeu uma grana e desmentiu as declarações. Apesar de todos os rumores sobre a fraude a dupla continuou a decolar, chegando a ganhar o Grammy. Com a pressão da mídia norte-americana o prêmio foi cancelado após quatro dias. Com as dúvidadas aumentando cada vez mais e a insistência de Morvan e Pilatus de cantar no próximo álbum e as ameaças de revelarem o esquema, Farian admitiu que os irmãos não eram os intérpretes do álbum e que os convidou porque precisava de alguém que transmitisse uma imagem ao público, uma imagem mais jovem, sensual e fotogênica. A dupla foi retirada do elenco da Arista Record e teve seus disco apagado. Pelo menos 26 processos diferente correm contra a dupla e a Arista por fraude.
   Pilatus, que foi incapaz de lidar com a súbita queda de graça, depois de misturar álcool e medicamentos prescritos, ele cortou um de seus pulsos no hotel Sunset Strip de Los Angeles e ameaçou pular da varanda do nono andar. Foram chamados policiais e repórteres ao local, que o retiraram a força. Pilatus foi levado para o Centro Médico Cedars-Sinai e colocado sob observação durante 72 horas.
   Tentando provar que eles realmente poderiam cantar se dessem uma chance, Morvan e Pilatus se mudaram para Los Angeles e assinaram com o Joss Entertainment Group, onde eles gravaram o próximo álbum sob o nome Rob & Fab em 1993. Quase todas as músicas foram escritas por Kenny Taylor e Fabrice Morvan. Morvan faz a voz principal, enquanto Pilatus apresenta batidas rap que ele mesmo escreveu. A voz de Morvan foi considerada ruim e muito arrasada pelos críticos. Devido as restrições financeiras, Joss só conseguiu lançar o álbum nos Estados Unidos, o mais crítico de todos os mercados do Milli Vanilli. Um single, "We Can Get It On", foi feito para tocar no rádio brevemente antes do lançamento do álbum. Fizeram uma aparição no The Arsenio Hall Show nesta época.

   Filme

   Em 15 de Fevereiro de 2007, foi anunciado que a Universal Pictures estaria com um projeto de um filme baseado na ascensão e queda do Milli Vanilli, incluindo a perda do Grammy. O roteirista Jeff Nathanson, de Prenda-me Se For Capaz, escreverá e dirigirá o filme.    Em Fevereiro de 2011 o diretor alemão Florian Gallenberger (premiado em 1991 com o Oscar pelo curta-metragem “Quiero Ser”) afirmou que seria o responsável pelo roteiro e direção do filme que vai contar nas telas de cinema a história da dupla.